quinta-feira, 31 de maio de 2012

Lixo Eletrônico


A cada ano surgem aparelhos de celular mais modernos, computadores mais eficientes, TVs melhores. Para onde vão nossos antigos equipamentos elétricos e eletrônicos

Esses equipamentos são produzidos com substâncias nocivas, e uma vez descartados de forma incorreta como em lixões e/ou perto de lençóis freáticos tornam-se problemas ainda maiores.

O mercúrio, muito utilizado em computadores, monitores e TVs de tela plana, pode causar danos cerebrais e ao fígado. Já o chumbo, o componente mais usado em computadores, além de televisores e celulares, pode causar náuseas, perda de coordenação e memória. Em casos mais graves, pode levar ao coma e/ou até à morte.





No mundo inteiro são produzidos 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano, e o Brasil é o país emergente que produz o maior volume por habitante.

Para que o problema do lixo eletrônico seja amenizado é necessária a conscientização do consumidor. O consumismo, a necessidade da troca de aparelhos eletrônicos antes mesmo que sua vida útil chegue ao fim, colabora para a acumulação do lixo mais perigoso.

É importante que no ato da compra, além de qualidade e preço, também seja levado em conta o destino que a empresa fabricante dá ao aparelho no fim de sua vida útil. O consumidor pode assim, devolver o aparelho a uma rede autorizada de reciclagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário